Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escola: Muito Prazer - Texto 4

PROJETO VÔ RANGEL NA ESCOLA 

INTRODUÇÃO 

A Floresta Encantada Vô Rangel, é uma empresa conceituada que desenvolve, desde 1996, trabalhos na área de Turismo Rural, Pedagógico e Empresarial. Possui uma infraestrutura completa para a realização de eventos diferenciados, situada em Águas Claras, Viamão.

Atraídos pela excelência e variedade dos serviços oferecidos pela Floresta Encantada Vô Rangel, cada vez mais turistas escolhem o nosso local para realizarem vários tipos de eventos.

Em uma envolvente atmosfera de encantos, associada a surpreendente simplicidade do meio rural, fica impossível não sentir a magnitude das paisagens em um resquício de Mata Atlântica com vários recantos e trilhas a beira da Lagoa Branca.

Para maior tranqüilidade dos convidados, possuímos uma equipe de profissionais qualificados para o monitoramento das atividades e Salva-Vidas para supervisionar as atividades aquáticas.

Um monitor acompanhará a garotada desde a chegada até a saída, desenvolvendo dinâmicas, jogos e projetos vivenciais propiciando, assim, uma maior tranqüilidade aos pais e educadores.

A Floresta Encantada Vô Rangel, sempre em busca da excelência, procura atender seus clientes de uma forma familiar e aconchegante, limitando o número de participantes no dia do evento. Desta forma possibilitamos a todos um melhor aproveitamento de toda a nossa área de lazer, infraestrutura e segurança.

Para a alegria e integração dos alunos, desenvolvemos dinâmicas e jogos cooperativos, proporcionando uma visão maior de grupo, ressaltando sempre o trabalho em equipe, a autoconfiança, limites e respeito ao próximo, experimentando os valores de solidariedade, amizade e amor ao meio ambiente, num clima descontraído com muita diversão e alegria. 

O profissionalismo e a dedicação são ingredientes indispensáveis para garantir a satisfação e a segurança dos nossos clientes

São muitas atividades e atrações:
 - Trilhas Ecológicas com árvores centenárias, onde vive uma família de alegres bugios e várias espécies de pássaros, lagartos e outros;
- Contato com animais aprendendo algumas curiosidades sobre as ovelhas, coelhos, gansos, faisões, periquitos, galinhas, de uma forma lúdica e carinhosa;
- Visita a nossa horta orgânica, pomar e lavoura;
- Visita a Casa do Tarzan, com muitos desafios, superando os limites e medos;
- Visita a Casa da Dona Arvorina (uma velhinha meio maluquinha, apelidada de Bruxa);
- Visita a Casa da Branca de Neve, resgatando sonhos coloridos;
- Tirolesa;
- Corrida de Esqui;
- Fla-flu humano;
- Falsa baiana;
- Pista de obstáculos;
- Passeio de Pedalinho, com coletes salva-vidas oferecendo uma maior segurança;
- Campo de futebol e vôlei;
- Jogos de bocha, ping-pong e sinuca;
- Playgrounds, pescaria…
- E uma linda prainha com um lago natural com limites demarcados, para desfrutar de um refrescante e agradável banho, com limites demarcados e salva-vidas, oferecendo total segurança e tranqüilidade ao passeio.

O ar puro, os animais, as paisagens incríveis em meio ao resquício de mata atlântica, com árvores centenárias, e uma exuberância da fauna e flora, nos indicam o porquê de uma proposta permanente de preservação do meio ambiente. 

PROJETOS PEDAGÓGICOS

 A Floresta Encantada Vô Rangel, disponibiliza diferentes oficinas didáticas ligadas à temática ambiental e projetos vivenciais, oferecendo momentos de aprendizado e conhecimentos sobre a integração inter e intra-específicas da natureza. São eles: 

PROJETO MÃOS NA TERRA: Aqui os alunos aprendem brincando a importância de plantar, semear e preservar a natureza. Agricultura sustentável, composição e tipos de solo. Observam a matéria-prima para industrialização de tijolos, cerâmicas, telhas, vidros, etc. Aprendem também, como preparar uma composteira e a sua importância. Participam de dinâmicas na trituração, observando o aproveitamento de todo o lixo orgânico produzido em nosso local e a sua transformação em composto orgânico.  Também, participam na preparação para a reciclagem de latinhas de refrigerantes. Observam os Impactos ambientais, como: queimas de florestas, desmatamentos, contaminação do solo e suas conseqüências: assoreamento do leito dos rios, erosão, aquecimento global, entre outros. 

PROJETO PLANETA ÁGUA: Consiste num trabalho interativo e dinâmico, com o objetivo de promover a conscientização e a construção do conhecimento pelos alunos sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os nossos recursos hídricos, através de experimentos, discussões com a conscientização e a tomada de atitudes pró-ativas em relação a este tema.

Eles observam as porcentagens de água atualmente no Brasil e no planeta, fazendo comparativos com o corpo humano. Visualizam Ciclo da Água. Processo de Poluição das águas. Causas e conseqüência do derramamento de óleo em lagos, mares e oceanos. Com um instrumento observam, o processo de derretimento das geleiras e suas conseqüências. Através de debates  os alunos tem uma maior conscientização sobre pequenas e possíveis formas de minimizar os desperdícios e impactos ambientais. 

PROJETO A DELGADA CAMADA DE O2: Através de experimentos e debates, os alunos aprendem brincando as causas, conseqüências e pequenas atitudes de como podemos e devemos ajudar na luta contra o Carbono. Como é produzido o oxigênio: como as plantas o produzem e como elas são importantes no combatem a poluição.

Camada de Ozônio: através de um experimento, os alunos visualizam a camada de ozônio que nos protege e como ela vem sendo rompida, causando os famosos buracos, suas causas e  consequencias.: Efeito Estufa:  Chuva ácida. Aquecimento Global, como derretimento de geleiras, tornados, secas, etc 

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Coma para viver, não viva para comer! Os alunos aprendem técnicas de reaproveitamento dos alimentos e os benefícios de uma alimentação saudável, degustando um saboroso suco, com aproveitamento integral dos nutrientes. Visitam a nossa horta orgânica, pomar e lavoura onde observam e colhem vários tipos de verduras e legumes participando também, da semeadura nos canteiros. 

OFICINAS DIDÁTICAS: Vivenciadas de uma maneira mais breve, com até duas oficinas por turno, manhã ou tarde, ou 4 em turno integral. 

Oficina da Terra: Erosão, deslize das encostas dos morros, assoreamento dos leitos dos rios e métodos para recuperação do solo. 

Oficina da Água: Ciclo da água. Poluição dos rios e lagos, suas causas e conseqüências. 

Oficina do Ar: Camada de ozônio, efeito estufa, suas causas e conseqüências. 

Oficina da Vida Silvestre: Importância da preservação da mata na cadeia alimentar, conseqüências do desmatamento das florestas e curiosidades de alguns animais. 

Oficina do Lixo: Origem da matéria prima, tempo de decomposição do lixo e importância da sua seleção. 

Oficina da Reciclagem: Técnicas de reciclagem e de reaproveitamento do lixo.

 Hora do Conto: Teatro de fantoches onde a Branca de Neve e o Príncipe transmitem a importância da preservação do meio ambiente.
Este ano estamos inovando, com um projeto novo, onde segue detalhamento:

PROJETO “VÔ RANGEL NA ESCOLA”

JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que cada professor adota uma estratégia para trabalhar com a educação ambiental, de acordo com seus valores, concepções, ajustando-as à realidade do grupo com o qual trabalha.
 É possível enriquecer o trabalho com a educação ambiental por meio de música, textos de jornal, literatura, jogos cooperativos, oficinas entre outros.
 Nós, da Floresta Encantada Vô Rangel acreditamos que é muito importante inserir a criança em situações reais para conhecer melhor seu meio ambiente, como: comparar as características de um rio limpo e um poluído e refletir sobre suas implicações na manutenção da qualidade de vida; observar as ruas do bairro nos dias de chuva intensa, analisar o comportamento das pessoas perante os resíduos que produzem e como é feita a coleta do lixo no seu bairro...  Estes aspectos, entre outros, são objetos de análise nas nossas oficinas.  Nelas os alunos participam de experiências que ampliam seus conhecimentos e favorecem a conscientização de seu papel na preservação e sustentabilidade do planeta.
A interdisciplinaridade também é essencial, a educação ambiental deve ser trabalhada como um tema transversal que envolve todas as disciplinas: Matemática, Português, Geografia, em História, Ciências Naturais, Artes, etc. É necessário educar os estudantes para que percebam que os danos à natureza estão cada vez mais severos em decorrência do desequilíbrio ambiental que vivemos atualmente.
 A Floresta Encantada Vô Rangel há 15 anos vem realizando parceria com as escolas desenvolvendo projetos com oficinas didáticas que colaboram na educação para a preservação da qualidade da vida e do meio ambiente. 
As escolas, muitas vezes enfrentam dificuldades para realizar saídas com os alunos, seja pela falta de tempo hábil, pelo transporte, ou por qualquer que seja o motivo, sendo assim, a Floresta Encantada Vô Rangel está inovando com o projeto “VÔ RANGEL NA ESCOLA”. Os monitores do Vô Rangel vão até a Escola desenvolver uma Oficina de Reciclagem, com os alunos no próprio ambiente escolar, proporcionando uma vivência prática do reaproveitamento do lixo seco e orgânico.
As escolas que trabalharem conosco neste projeto estarão agregando valores tanto para si mesmas, quanto para os alunos e seus familiares, uma vez que a sementinha da responsabilidade social e ambiental estará sendo plantada na consciência das crianças e jovens.
                                                                                                         
ATIVIDADES PROPOSTAS NA ESCOLA:
Oficina da Reciclagem: Divisão do lixo: Seco e Orgânico; Matéria prima; Tempo de decomposição; O que é coleta seletiva – lixeiras coloridas; Símbolo da reciclagem; O que representa os 4 Rs; Aterros sanitários; Pequenas atitudes, consciência ecológica. Técnicas práticas de reciclagem e reaproveitamento do papel.           
Durante todo o período nossos monitores acompanharão a turma, desenvolvendo dinâmicas e jogos cooperativos. Todo o material será disponibilizado pela Floresta para o desenvolvimento das atividades.

PRESENTES ECOLÓGICOS:
                Ao final do evento, os alunos receberão um manual sobre Preservação Ambiental
                Cada turma será presenteada com uma mudinha de árvore com o nome científico e popular da espécie cujo plantio contribui com a diminuição da emissão do Carbono na atmosfera.
                A Floresta Encantada Vô Rangel presenteia cada aluno participante com um convite cortesia na área de lazer, podendo se divertir na Floresta sem custos, acompanhado de um adulto pagante!
               
            OPERACIONALIZAÇÃO:
                - Nosso público alvo são os estudantes do Ensino Fundamental.
- A escola deverá agendar nossa visita com, no mínimo, 2 semana de antecedência.
- O projeto será desenvolvido nos turnos da manhã ou tarde, nos horários: das 8h às 12h, e das 13h às 18h, respectivamente, divididos em 3 grupos de 45min cada. Os três grupos podem ser ocupados por uma única ou mais turmas distintas.
- As atividades serão coordenadas por, pelo menos, dois monitores da Floresta Encantada Vô Rangel;
- Para mantermos a qualidade no evento, pedimos que o número máximo de crianças participantes em cada grupo de 45 minutos, não ultrapasse a 35 alunos. .
- Os monitores podem se deslocar nas salas de aula ou a escola dispõe uma sala fixa para o evento, onde as turmas se deslocam até a mesma.

CRONOGRAMA:
 - Este Projeto é aplicável nos meses de Março à Setembro.

- Requisitos Necessários da Escola para a Execução do Projeto:
- Agendamento com prazo mínimo de 2 (duas) semanas de antecedência
              - Solicitar previamente aos alunos que eles deixem de molho folhas velhas picotadas de jornal em uma bacia, no mínimo com 4 dias de antecedência.

- Valor do Investimento para meio turno: R$400,00.
Este valor inclui o número máximo de 35 alunos por Grupo de 45min cada.
O que oferecemos:
- 1 Manual sobre preservação ambiental;
- 1 convite cortesia por aluno para usufruir 1 dia na Floresta Encantada Vô Rangel, com pelos menos um acompanhante pagante;
- 1 muda de árvore para cada turma e, se a escola permitir, o seu plantio coletivo no final do trabalho;
- A escola receberá um desconto especial de 20% do valor do pacote quando optar por visitar a Floresta Encantada Vô Rangel, participando dos projetos desenvolvidos no sitio.

Certo de que o assunto merecerá a melhor das atenções e no aguardo de sua manifestação, renovamos nossas cordiais saudações.
Atenciosamente,
                                                            ____________________________________
                                                                         Ana Lúcia de Souza Rangel
                                                                      Floresta Encantada Vô Rangel

“Desde 1996 Semeando um Novo Mundo Possível”

Floresta Encantada Vô Rangel
www.vorangel.com.br
(51) 3498.2782/ (51) 3498.4665


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Outros links também referentes ao curso.

http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar/      (Site do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, coordenado pela Profª Ms. Tânia Fortuna, palestrante do dia 16 de junho)

http://designsaopedro.blogspot.com   (Blog organizado pelo professor Antônio Albino Maciel, da EMEF São Pedro, palestrante do dia 09 de junho)

http://equipesopedro.blogspot.com  (Blog da Gincana Solidária da EMEF São Pedro, onde a professora Fernanda Moussalle organizou diversas atividades que serão relatadas no dia 09 de junho)

http://www.abrinquedoteca.com.br   (Site organizado pela ABRINQ – Associação Brasileira do Fabricantes de Brinquedos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário